Arrow

Últimas Notícias

Vídeo mostra momento exato do descarrilhamento de trem na Alemanha. Foram contabilizados mais de 80 mortos.

Video mostra momento exato do descarrilhamento de trem na Alemanha. Foram contabilizados mais de 80 mortos.




O vídeo mostra o trem de oito vagões, operado pela companhia ferroviária estatal Renfe, entrando em uma curva fechada em alta velocidade perto da cidade de Santiago de Compostela.
O trem, em seguida descarrilha, vindo a colidir em uma parede na lateral dos trilhos.
No local do desastre, os corpos foram colocados ao lado dos carros virados e cobertos com lençóis.  Os bombeiros subiram desesperadamente sobre o metal retorcido, tentando retirar os sobreviventes para fora das ferragens.
Equipes de emergência no local terminaram a busca por sobreviventes e por corpos nos escombros.
Mais cedo, o primeiro-ministro Mariano Rajoy visitou o hospital de Santiago de Compostela, onde a maioria das vítimas foram levadas, e declarou três dias de luto oficial.
"Eu vou assinar um decreto para declarar três dias de luto oficial em toda a Espanha", disse ele.
"Quero expressar em meu nome e do governo espanhol minhas condolências a todos os familiares das pessoas que morreram, dos quais, infelizmente, há muitos."
O Presidente da região da Galiza, Alberto Núñez Feijoo, também anunciou uma semana de luto pela tragédia, um dos piores desastres ferroviários da Europa.
"A cena é chocante, é assustador!", disse ele.
A causa do acidente ainda é esconhecida, mas tem sido amplamente divulgado que o trem estava viajando bem acima do limite de velocidade quando ele caiu.
Duas investigações estão sendo realizadas sobre o acidente - Um por mandado judicial e o outro liderado pela Comissão de Investigação de Acidentes ferroviários, que será supervisionada pelo Ministério dos Transportes.
"Ouvimos um barulho enorme e fomos olhar as linhas", Ricardo Martinez, um antigo padeiro de 47 anos declarou, de Santiago de Compostela, à Reuters.
"Eu ajudei a resgatar alguns feridos e alguns corpos para fora do trem. Fui em um dos carros, mas eu prefiro não dizer o que eu vi lá."
O trem, que tinha 247 pessoas a bordo, descarrilou com a cidade preparada para o famoso festival de Saint James, quando milhares de peregrinos cristãos de todo o mundo visitavam a cidade.
O Conselho de turismo da cidade, disse que todas as festividades, incluindo a Missa tradicional na centenária catedral, fora cancelado com na cidade, pois a mesma, entrou em luto após o acidente.
Rei Juan Carlos e o príncipe Felipe cancelaram seus compromissos públicos do o dia seguinte ao acidente, em sinal de luto pelas vítimas.
Maria Teresa Ramos estava em sua casa quando o trem foi arremessado para fora dos trilhos.
"Eu ouvi algo parecido com um trovão. Era muito alto e havia muita fumaça. É um desastre", a 62 anos de idade, a dona de casa disse à AFP.
"As pessoas estavam gritando. Vi um trem em cima do tapume. Ninguém aqui nunca viu nada parecido com isso."
Ela e seus amigos correram para pegar cobertores e toalhas para ajudar os sobreviventes, enquanto seu vizinho Martin Rozas, de 39 anos, ajudou a retirar os feridos dos escombros.
"Foi como um terremoto", disse ele.
"Comecei ajudando puxar as pessoas para fora. Vi cerca de cinco pessoas mortas."
O descarrilamento em Galiza foi um dos piores acidentes ferroviários na Europa em 25 anos e isso, em menos de duas semanas após seis pessoas morreram quando um trem saiu dos trilhos e atingiu a plataforma em uma estação no centro da França.
Na Áustria, em novembro de 2000, 155 pessoas morreram quando um incêndio em um túnel envolveu um trem subterrâneo que levava esquiadores.
Em Montenegro, em 2006, 46 pessoas morreram e quase 200 ficaram feridas quando um trem lotado descarrilou e caiu em um barranco fora da capital Podgorica.
Na Espanha, no mesmo ano, 41 pessoas morreram quando um trem do metrô descarrilhou e capotou em um túnel antes de entrar na estação de metro, Jesus em Valência.

Veja a reportagem local, publicada no site da ABC NEWS, em inglês:

Compartilhe!

Leia outras notícias

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Connect-se!

Páginas Visitadas